img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA ESCOLA

A Sala Virtual de Física - Movimento Periódico - está encerrada.

Sala Virtual de Física

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

27 maio 2010

Escola não pode proibir aluno de entrar sem uniforme

image

Aconteceu o seguinte: alunos do Cema da Cohab, indignados pelo fato de funcionários barrá-los no portão por estarem sem o uniforme completo, chamaram a imprensa para denunciar que a escola estava impedindo-os de assistir ás aulas. Reproduzo abaixo trechos de notícias do jornal O Imparcial sobre o fato ocorrido na Cohab.


Direção de escola estadual na Cohab barra aqueles que compareceram às aulas sem farda.

Dezenas de adolescentes foram impedidos ontem de entrar na escola onde estudam, o Centro de Ensino Fundamental e Médio Cidade de São Luís (CEEFM Cidade de São Luís), o Cema, no bairro da Cohab. O motivo: estavam sem fardamento completo.

Os estudantes disseram que a portaria da escola estava barrando qualquer um que não estivesse com o fardamento completo – camisa e calça caracterizadas, e tênis. Já a direção disse que só foram barrados aqueles que não possuíam sequer uma peça caracterizada.

Em conversa com a reportagem, a Secretaria Estadual de Educação reforçou que o apelo está sendo feito a todos os pais de alunos das escolas da rede estadual de ensino. Explicou que não está sendo dado aos alunos um ultimato, proibindo-os de assistir aulas. Apenas vem avisando-os que o rigor está sendo aplicado em todas as instituições, e que, caso não haja o cumprimento das normas pelos alunos, as diretorias estão autorizadas a tomar as medidas cabíveis.

Após polêmica na Cohab, Seduc orienta sobre fardamento escolar 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reforçou, nesta quinta-feira (27), que nenhum aluno da rede pública estadual será impedido de entrar nas unidades de ensino por não estar fardado, desde que esteja vestido de forma apropriada para frequentar uma escola. A Secretaria, por intermédio das diretorias escolares, está orientando os pais para que providenciem o mais rápido possível o uniforme, por ser esta uma forma de identificação do aluno.

Nenhum aluno será proibido de assistir aula por estar sem uniforme. Entendemos que muitas famílias não possuem recursos para determinadas despesas, mas fazemos apelos aos pais que providenciem o uniforme logo que seja possível. Vou estudar, junto com minha equipe técnica, formas para solucionar este problema”, declarou o secretário de Educação Anselmo Raposo.

Um outro ponto defendido pelos gestores escolares para utilização do uniforme, é que a falta de identificação operacional dos alunos, em um colégio localizado em uma área de risco, facilita a entrada de estranhos e até mesmo de traficantes nas suas dependências.
É preciso saber que nenhuma instituição pública pode obrigar o uso do uniforme, exceto se fornecê-lo. Ou a escola fornece o fardamento escolar aos estudantes que não têm condições de comprar ou não pode proibi-los de entrar na escola. É lei!

14 comentários:

  1. Colégio Feliciano Nunes Pires em Florianópolis, intimida aluno por não ir de farda e que manda providenciar atestado, é uma vergonha, jamais minha filha vai deixar de assistir aula devidamente com o agasalho exigido porque a monitora exige atestado para justificar o não uso da farda.

    ResponderExcluir
  2. eu acho que que eles nao deveriam fazer isso, pq eu tenho 15 anos e estudo em escola publica e ja fui barado varias vezes e quando voltar as aulas eu nem vou ter a farda eu espero que eles mim deixem entra pq e direito do aluno entra sem a farda em escolas publicas.

    ResponderExcluir
  3. acho absurdo que a escola da rede pública exiga uniforme,porque ja pagamos tantos impostos e não são repasados para nós, não temos saúde, educação, transporte , segurança e a escola do estado e uma porcária ,os professores são desmotivados e são poucos os alunos que tem enteresse,o ensino é muito fraco é raro o dominio da lingua o portuguésa, e domina a matemática depois desta lei que passa apenas com a presença não a mais enteresi da parte dos alunos nei dos professores não radicalisando.veja só um comentário de uma aluna que concluiu o ensino medio em 2009,e estou cursando graduação e mau sei escrever para que o leitor entenda o que eu escrevo si eu pudesi estudaria tudo de novo.

    ResponderExcluir
  4. por isso o brasil esta assim ninguem gosta de regras, ou de segui-las..

    ResponderExcluir
  5. A ESCOLA PUBLICA ESTA UMA CALAMIDADE EXISTEM PROFESSORES QUE AGRIDEM O ALUNO E DEPOIS DESMINTE NA CARA DO PROPRIO ALUNO, COMO A GENTE PODE PROVAR UMA COISA DESSA SE ATE OS PROPRIOS AMIGUINHOS DA SUA CLASSE FICAM COM MEDO DE IR CONTRA A PROFESSORA E TBEM SER ATINGIDOS, PORISSO QUE HA ALUNOS QUE ODEIAM ESCOLA

    ResponderExcluir
  6. Um dia eu fui sem o uniforme para a escola (Estadual) eles me proibiram de assistir a aula...
    Conheço a lei N° 3913/83, mas não sei se ela serve para todos os estados brasileiros.
    Será que alguém poderia me tirar essa duvida?

    ResponderExcluir
  7. pais e alunos de escolas publica e privada não deixe que isso ocorra denuncie ao ministerio publico e ao juiz da vara da criança e adolecente do seu Estado ou Municipios. aluno não pode ser impedindo de assisti aula de forma algumas

    ResponderExcluir
  8. boa noite fui barrada na portaria da escola estatual josé cesario da silva na cidade de açailandia maranhao estudo anoite acho isso um grande absurdo falta professor na rede estatual e culpa é minha

    ResponderExcluir
  9. Isso foi realmente verdade eu passei por isso.... eu estava nesse dia e fui esparrada.... e pior que uma amiga minha que ela estava com a farda completa calça e blusa,só não estava com tênis, pois seu pé estava ferido... e eles não a deixaram entrar.... ainda tivemos que ouvir um senhor que passou na frete do colégio chamando a gente de vagabundo por está do lado de fora, não sabendo do acontecido.....
    ainda hoje eu tenho esse ressentimento.....

    ResponderExcluir
  10. Escola Centro de Ensino Médio 304 de samambaia sul,nao me deixou entrar hoje so porque estava sem o uniforme.
    Mas eles nao podiam fazer isso porque hoje era provao ...mas provao hoje?
    sim mas eles nao me deixaram entrar por conta do uniforme, mas eu estava coma carteirinha da escola.
    isso é muita sacanajem com um aluno!

    ResponderExcluir
  11. Este fato aconteceu no dia 19/10/2012, na Escola de Ensino Medio Magalhães Barata, que fica localizado na rua José Pio, prox a municipalidade, no bairro do telégrofo. A vice-diretora estava barrando os alunos que não estavam de tenis, estava com o uniforme da escola, mas não estavam com o devido calçado,inclusive tinha aluno que estava com a autorização do diretor, mas a vice ignorou dizendo que não valia a autorização, deixando aqueles adolecentes sem estimulos para estudar.
    Fica aqui o meu protesto e indignação por este fato ocorrido.

    ResponderExcluir
  12. Colégio Estadual Presidente Kennedy Maringá fui sem uniforme porque estava sujo não deixaram eu entrar na sala,me mandaram para a secretaria,ligaram para minha mãe e mandaram trazer o uniforme sujo mesmo,ou me mandariam embora,disseram que eu não poderia estudar sem o uniforme

    ResponderExcluir
  13. Itaituba/para escola polega eu fui barada por cauza de uma saia.eu acho que tem denucia estas escolas que fazem iso com os alunos. Tem professora que obriga os alunos a lacha,e elas chigao e tem criacinha que estava falado palavao e ei pegutei quem te ensinou a professara.

    ResponderExcluir
  14. Cara que absurdo, ja fui barrada 3 vezes pq n estava de tenis.
    a diretora n deu nem xance de explicar o motivo : tava com um calo enorme no pé sem contar que umas 30 pessoas foram junto cmg
    resultado: perdi a revisão da prova de matemática....://

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Escola:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Tuba Física

Família Tuba

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Escola | Por Professor Tuba | Tuba Livre